quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Análise da temporada 2014

YOKOHAMA F. MARINOS 

J-League 7º lugar - 51 pontos - 34J, 14V, 9E, 11D, 37GP, 29GC, +8SG
Em 2013: 2º
Expectativa: Candidato ao top-3
Resultado: Ruim - passou longe de disputar títulos
Supercopa: Perdeu para o Sanfrecce Hiroshima (0x2)
ACL: Eliminado na fase de grupos
Copa do Imperador: Eliminado na 3ª fase (2x3 Giravanz Kitakyushu, na prorrogação)
Copa Nabisco: Eliminado nas quartas de final (2x5 Kashiwa Reysol no placar agregado)
Artilheiros: Sho Ito (8 gols), Manabu Saito (4), Rafinha (4)
Líderes de assistências: Shunsuke Nakamura (8), Jungo Fujimoto (3)
Média de público: 23.088 (3ª)
Brasileiros: Dutra (lateral, 4 jogos), Fábio Aguiar (zagueiro, 8 jogos, 1 assistência), Rafinha (atacante, 8 jogos, 4 gols)
Técnico: Yasuhiro Higuchi

Foi praticamente o mesmo time que em 2013 disputou o título da J-League e ganhou a Copa do Imperador. O que, então, levou o Yokohama a ter uma temporada tão frustrante e fracassar em todos os campeonatos que disputou? Podemos enumerar alguns problemas:

1- Faltou um camisa 9. Não importa qual centroavante fosse utilizado, ninguém convenceu nem marcou gols com consistência. O brasileiro Rafinha chegou no meio do ano mas se lesionou e jogou pouco. Foram apenas 14 gols marcados pelos atacantes do elenco: Sho Ito (8), Fujita (2), Rafinha (4), Yajima (0), Hanato (0). Marquinhos, dispensado pelo Marinos ano passado, fez sozinho os mesmos 14 pelo Vissel Kobe, mesmo aos 38 anos.
2- Shunsuke Nakamura não desequilibrou. O MVP da J-League em 2013 tem sido o termômetro do Tricolore. Se ele joga bem, dificilmente o time perde. Se ele está mal (ou, pior ainda, não joga), é um desastre. Mas Nakamura já está com 36 anos. Apesar de ter se mantido saudável o ano inteiro, ele não apresentou o mesmo nível do ano passado. Não que ele tenha feito uma temporada ruim. 2013 é que foi um ano excepcional. Um problema do Marinos é depender demais de seu craque. Manabu Saito, aliás, deveria ser a válvula de escape, mas o "Ehimessi" também fez temporada discreta.
3- Reforços não estiveram à altura. Fujimoto, Sho Ito, Yajima, Mikado, Shimohira... Todos eram jogadores de destaque em suas equipes antes de se transferirem para Yokohama. A maioria ganhou um lugar no onze inicial Tricolore, mas nenhum teve uma temporada particularmente boa.
4- Técnico sem ideias. O terceiro ano de Yasuhiro Higuchi no comando foi o único em que o Marinos não chegou a disputar o título da J1 em nenhum momento. O time jogou sempre no 4-2-3-1, sem muita variação. Higuchi parecia não saber o que fazer para que sua equipe jogasse melhor. É como se a má fase que começou no final de 2013 durasse até hoje.

2014 foi um ano decepcionante para o torcedor do Marinos. Caiu na fase de grupos da ACL, caiu na primeira fase que disputou da Copa Nabisco e foi eliminado da Copa do Imperador em casa para um time da J2, além de ter passado o ano todo na zona morta da tabela da J1. Mas nem tudo foi ruim. A defesa sofreu apenas 29 gols e foi a menos vazada da liga. O Tricolore venceu os dois dérbis contra o rival local, Frontale, e alguns bons resultados nas rodadas finais levantaram a equipe para o sétimo lugar.


Feito por Tiago Bontempo do Blog Futebol no Japão

Nenhum comentário:

Postar um comentário