quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Análise da temporada 2013

O Capitão Nakamura foi o grande nome do tricolor de Yokohama em 2013


YOKOHAMA F-MARINOS
2º lugar na J-League - 62 pontos - 18V, 8E, 8D, 49GP, 31GC, 18SG
Em 2012: 4º
Expectativa para 2013: Candidato ao top-3
Resultado: Razoável - a Copa do Imperador salvou a temporada
Copa Nabisco: Eliminado na semifinal
Copa do Imperador: CAMPEÃO
Artilheiro: Marquinhos (16 gols)
Líderes de assistências: Shunsuke Nakamura e Manabu Saito (6)
Média de público: 27.496 (2ª)
Brasileiros: Dutra (lateral), Fábio Aguiar (zagueiro), Marquinhos (atacante)
Técnico: Yasuhiro Higuchi

No segundo ano de Yasuhiro Higuchi no comando, o Marinos tinha praticamente o mesmo time da temporada anterior, mas iniciou 2013 com uma certa desconfiança por ter perdido jogadores importantes no elenco como o atacante Yuji Ono (Standard Liège) e o volante Taniguchi (Kashiwa) e principalmente por não ter trazido nenhum reforço para ser titular logo de cara. Mas foi só começar o campeonato e o torcedor já pensou em título: nas seis primeiras rodadas, seis vitórias e 19 gols marcados.

O desempenho começou a cair no fim de abril e a liderança foi perdida para o Omiya Ardija, mas o time se manteve sempre entre os quatro primeiros. Voltou a ganhar jogos seguidos em julho e agosto e retomou a primeira posição que estava com o Sanfrecce Hiroshima. Ganhou até do Manchester United em um amistoso. Mas a partir daí o cansaço dos jogadores ficou evidente e o belo futebol do primeiro semestre tinha ficado para trás. Higuchi tem uma parcela de culpa por não mudar nada na equipe que insistia em jogar mal. Quando o capitão Nakamura não atuava, então... O nível de criatividade caía para praticamente zero. A média de gols marcados foi de apenas um por jogo no segundo turno.

Mesmo assim, o Marinos ia conseguindo os resultados e se mantendo na liderança. Bastava ganhar um dos últimos dois jogos para sair da fila que já durava nove anos. A torcida apoiou o time como nunca e lotou o Nissan Stadium para o maior público da história da liga na 33ª rodada (aliás, o Tricolore teve em 2013 a maior média de público da sua história). Mas não adiantou, derrota para o Albirex Niigata (2x0). Na última rodada, mais uma decepção: 0x1 Kawasaki Frontale e o título que estava nas mãos do Yokohama foi para Hiroshima. O prêmio de MVP da J-League veio como um consolo para Nakamura, mas ninguém mereceu mais do que ele. Além disso, dez dos titulares do Marinos foram indicados para a seleção do campeonato (apenas Hyodo ficou de fora) - apesar de que só Nakamura e Nakazawa foram escolhidos para o "best eleven".

A Copa Nabisco também foi frustrante para o clube de Kanagawa. Fez a melhor campanha do torneio (oito vitórias e duas derrotas) mas foi eliminado na semifinal depois de não conseguir reverter a goleada por 4x0 sofrida no jogo de ida contra o Kashiwa Reysol. No último suspiro da temporada, veio o título da Copa do Imperador, que o clube não conquistava desde 1992. Amenizou um pouco a frustração, mas, como disse o próprio Nakamura: "seria melhor ter ganho a J-League".


Time-base do Yokohama em 2013: Higuchi utilizou um 4-2-3-1 onde a bola sempre passava pelos pés de Nakamura, responsável também pelas faltas e escanteios. Na ausência do camisa 25, Nakamachi assumiu o posto de armador, mas não rendeu. O Marinos foi o time com mais veteranos: Dutra é o mais velho da J-League (40 anos), além de Marquinhos (37), Nakamura (35) e Nakazawa (35).



Feito por Tiago Bontempo do Blog Futebol no Japão

Nenhum comentário:

Postar um comentário